quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Arroz à Valenciana

Se há coisa neste mundo de que eu gosto é de Arroz à Valenciana. Mas, como sempre com quem está habituado a uma mãe boa cozinheira, não há nenhum arroz como o dela! E, como sempre também, tem algumas diferenças em relação ao habitual... Acreditem, vale a pena experimentar.



Ingredientes p/ 4 pessoas:
4 chávenas de café de arroz
1/2 couve lombarda
Carne de vaca
Carne de porco
12 camarões descascados (mas com cabeça)
Salsicha
1 cebola pequena
1 dente de alho
Azeite
Sal
Açafrão das Índias
Refogue num pouco de azeite a cebola e o dente de alho picados. Junte a carne de vaca, cortada aos cubinhos pequenos, e deixe cozinhar um pouco. De seguida, junte a carne de porco e deixe cozinhar até estarem prontas*. Retire as carnes, junte o lombardo cortado aos pedaços (quadrados ou juliana) e água quase a cobrir a couve. Tempere de sal e deixe cozinhar até a couve estar meia cozinhada. Nessa altura junte o açafrão (para esta quantidade de arroz uso uma colher de sopa rasa, mas eu sou fã de açafrão) e o arroz. Se necessário, durante a cozedura do arroz, acrescente mais um pouco de água. Uns cinco minutos antes de o arroz estar pronto junte os camarões, submergindo-os no caldo do arroz para cozerem e as carnes. Depois de apagar o lume, decore com umas rodelas de salsicha e sirva bem quente.

* duas notas: podem usar-se sobras de carnes já cozinhada, que só é necessário refogar um pouco para dar sabor; quando se usa carne crua, prefiro cozinhar totalmente a carne e depois retirá-la porque nem todas as carnes demoram o mesmo a cozinhar - e se há coisa que odeio é carne de vaca tipo sola-de-sapato!

2 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

HUMMMMMMMM ESSE ARROZ ESTÁ DIVINAMENTE LINDO!

Marta Moura disse...

Já não como há muito tempo, mas adoro!